O Marketing é uma daquelas áreas que você nunca para de estudar pois está em constante transformação. Boa parte dos iniciantes desta carreira tem origem acadêmica em Administração ou Comunicação. Saímos da faculdade já com conteúdo defasado. Até porque, o Marketing nunca foi uma área definitiva e acabada. A sua versatilidade exige que os profissionais do setor busquem atualizações constante.

Para a formação de um profissional mais completo em Marketing sugiro algumas certificações e cursos que possam complementar a formação acadêmica. Vale destacar que a leitura constante e a prática são os outros 80% que formam esse profissional.

Abaixo seguem 10 certificações e/ou cursos importantes que agregam capacidade técnica à formação acadêmica do profissional de Marketing principalmente aqueles que atuam com Marketing Digital. A boa notícia é que parte dessas certificações são gratuitas!

1 – Marketing de Conteúdo

Atualmente, temos a oportunidade de criar e manter relacionamento com os nossos clientes através de conteúdo relevante e útil. É uma chance de se comunicar e aumentar a percepção positiva da marca fugindo da tradicional propaganda de interrupção. O conteúdo virou o rei!  Temos nesse mercado uma grande oportunidade para Jornalistas.  Abaixo seguem algumas referências de certificações e cursos online:

Curso de Marketing de Conteúdo 2.0 – Rock Content (gratuito)

Curso Marketing de Conteúdo – HubSpot (gratuito)

Ambos os cursos requerem a realização de uma prova ao final das aulas para obtenção dos certificados.

2 – Inbound Marketing

Inbound Marketing ou Marketing de Atração são estratégias desenvolvidas para atrair potenciais clientes de forma voluntária para seu site ou blog, ou seja, é o cliente que procura pela empresa. Usamos as ferramentas de Marketing de Conteúdo para converter estes clientes.  A seguir, 3 recomendações de cursos online:

Curso de Inbound Marketing – Rock Content (gratuito)

Curso de Inbound Marketing – HubSpot (gratuito)

Curso de Introdução ao Inbound Marketing – Resultados Digitais

Os dois primeiros cursos são gratuitos. Para obter a certificação é necessário a realização de prova (online).

3 – Google AdWords

Trata-se da certificação da plataforma de publicidade online do Google. O próprio Google oferece materiais online (vídeo e texto) para você se preparar para a Certificação.

Preparação para Certificação Google AdWords (gratuito)

Para começar você deverá se inscrever no Google Partners para acessar os exames do Google AdWords

Importante:  para se tornar um profissional certificado em Google AdWords é necessário ser aprovado no exame da certificação de Fundamentos de AdWords e em uma destas outras provas: Publicidade em pesquisa, Publicidade em Display, Publicidade mobile, Publicidade em vídeo ou Publicidade em Shopping.

4 – Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta de web analytics do Google. Para obter a certificação prepare-se com os conteúdos disponibilizados pelo próprio Google através do link abaixo. Lembrando que a certificação é gratuita.

Preparação para a certificação (gratuito)

Sobre a certificação

5 – Certificação Facebook Ads

Para o Facebook Ads você pode obter 3 certificações: Competências Básicas, Competências de Compras e a de Profissional de Planejamento. A prova pode ser online ou presencial. Veja no link abaixo como agendar e o conteúdo de preparação.

Certificação Facebook e preparação (gratuito)

6 – Certificação para YouTube

O programa de certificação do YouTube auxilia na formação da estratégia de vídeo de suas campanhas.  Aqui você vai aprender os detalhes sobre criação, desenvolvimento, otimização e geração de receita de canais do YouTube. O programa oferece quatro certificações: Propriedade do conteúdo, Geração de receita com recursos, Desenvolvimento do canal e Estratégia de conteúdo – Programa de parcerias de marcas.

Programa de Certificação do YouTube (gratuito)

7 – Certificação metodologia Scrum (Ágil)

A metodologia Scrum é uma das mais adotadas atualmente para projetos de tecnologia e para Marketing Digital. É uma das metodologias ágeis mais difundidas.  Um projeto que utilize esse método, começa na reunião de planejamento denominada Sprint Planning. A execução acontece nos períodos denominados sprints. Esses períodos pré-determinados finalizam com outros dois eventos: a revisão da sprint em que o produto é evidenciado e a Sprint Retrospective, na qual os aprendizados daquele ciclo são revisados. Importante ressaltar que diariamente o time se reúne brevemente (em pé, na maioria das vezes) para acompanhar o desenvolvimento.

Existem várias certificações Scrum. Selecionei três a partir da indicação de outros profissionais que conversei.

International Scrum Master Foundation  – Scrum.as

 Agile Scrum Foundation – ASF- EXIN

Certified Scrum Product Owner – Scrum Alliance

Essas 3 certificações são pagas e em inglês. Mas o conteúdo de preparação é fácil de encontrar gratuito.

8 – Cursos para SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que visa a otimização de sites para posicioná-lo em destaque nos resultados dos buscadores, através da busca orgânica (ex.: Google). Abaixo três referências de cursos. Importante: todos são pagos.

Curso de SEO – Rock Content (online)

SEO na Prática – M2BR (presencial)

SEO – Infnet (presencial)

9 – Curso de HTML

HTML é a sigla de HyperText Markup Language, que significa “Linguagem de Marcação de Hipertexto”. Trata-se da linguagem para produção de páginas na web. É a famosa linguagem de programação.  Geralmente os cursos de SEO ensinam uma parte do HTML básico. Mas caso você queira se aprofundar seguem duas sugestões:

Curso de HTML – Eduk.me (gratuito)

Curso de HTML – Devmedia (gratuito)

10 – Certificação que provam domínio em Inglês

Não preciso nem mencionar que o inglês é importante para qualquer profissão. As certificações ajudam a comprovar o domínio do idioma. Importante sempre manter essas certificações atualizadas. Seguem 3 referências:

TOEFL – Test of English as a Foreign Language

IELTS – International English Language Testing System

BEC – Cambridge Business English Certificate

E você, tem alguma dica de curso ou certificação? Compartilhe nos comentários! 🙂